Cultura Tecnológica, principio para se colocar no futuro hoje.

Uma imagem bem forte para dizer como é a Educação hoje.

(primeiro de muitos sobre Robótica Educacional)

Quando falamos sobre Cultura, sabemos que:

Cultura, significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.
https://www.significados.com.br/cultura/

Partindo do raciocínio que cultura é todo conhecimento complexo de diversas áreas que faz parte de uma sociedade, logo penso que estamos longe de viver uma cultura Tecnologia, pois não é comum o conhecimento Complexo sobre o tema, da mesma forma que um bebe desbloqueia o celular e bate fotos ou abre jogos,  digo  que uma criança, adolescente e adultos em diversas idades, continuam com o mesmo reflexo de um bebe, sabem fazer, mas não sabem como funciona.

Se falamos isso de aparelhos simples como celulares, imagine questões mais profundas como Robótica, pois bem, ai que esta minha analise, robótica nas escolas, falo em caráter geral, não uma cidade ou outra, mas qual tipo de trabalho vemos hoje nas escolas, falando sobre tecnologia?  E quando tem de que adianta falar de Robótica, para apenas alguns anos específicos, me refiro aqui aos, 1º anos, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º…Terceirão. Isso é um erro, pois qualquer atividade feita apenas para alguns não é cultura.

Se queremos mudar o mundo, se queremos mudar o futuro, precisamos fazer isso pela Cultura, nas escolas, nos bairros, nos grupos e  criando diversos ambiente sólidos, divertido, lúdico, para todos em todas as idades, todos os anos escolares, para que por si só a cultura mantenha todos em constante evolução. Atividades para todos de diversos níveis, mas falando um mesmo idioma, um mesmo método. Eu criei um método a alguns anos dentro da Campus Party, difundindo tecnologia nas madrugadas, hoje o método ganho corpo, nome “Oficina de Chão” e é para todos.

E não me venha com papo de utilizar equipamentos que criam uma cultura de exclusão, temos que falar de equipamentos, tecnologias includentes, que as crianças possam pedir aos pais o kit de Robótica e esse custar menos de R$300,  sim Hardware livre, que existem milhares de informações na internet, vamos falar sobre IoT para todos, penso em uma sociedade com atividades, brincadeiras, competições, envolvendo robótica,  entre tantas outras atividades que fazem jus ao processo de modelar uma sociedade que vive a tecnologia, que faz acontecer.

Com esse pensamento desenhei um projeto, que chamo de “Robótica Cultura”, que visa acontecer de uma forma para que a robótica chegue a situação de ser cultural na cidade. Tenho feito algumas apresentações desse projeto e quem sabe, uma hora, um lugar coloco ele em pratica. Falo sobre um Método que criei e em como tornar ele comum, em um processo de Cultura Tecnológica, uma nova forma de pensar sobre Educação. É comum ouvir questionamentos sobre métodos, sobre como antiquado é a educação hoje, métodos com mais de 100 anos, mas difícil se desprender do antigo e fazer o novo. Minha proposta é essa, fazer o novo, de uma forma única.

Façamos a diferença, façamos a mudança, quem ousa sair da zona de conforto e tentar? Somos alguns, somos poucos, mas se houver união, método, podemos fazer a diferença.

Pensem!

 

Claro que esse post não é uma receita de bolo, para fazer dar certo mas apenas a ponta do iceberg de um profundo analise que faço sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *